Novas Notícias

Pages

14 de mar. de 2015

População de Lagoa Grande acessa serviços do Mutirão ‘Mais IDH’

População de Lagoa Grande acessa serviços do Mutirão ‘Mais IDH’

Os moradores de Lagoa Grande do Maranhão estão buscando as ações do Mutirão ‘Mais IDH’ no município, localizado há 370 quilômetros da capital São Luís. Lagoa Grande possui o sexto menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do estado (0,502), o município foi emancipado no ano de 1997 e nunca havia recebido ações de saúde e cidadania em parceria com o governo do Estado.


O prefeito Jorge Eduardo Gonçalves (PT) destacou que pela primeira vez o Estado, a Prefeitura de Lagoa Grande e a sociedade civil organizada estão trabalhando juntos em busca de um Maranhão melhor. “É a primeira vez que o Governo do Estado vem até o nosso município. Estamos juntos na missão de tirar o Maranhão dessa lista negra de estado mais pobre do Brasil”, frisou o prefeito.


Jorge Eduardo também lembrou que o mutirão faz parte de um projeto maior, que é o Plano de Ação ‘Mais IDH’, compromisso de campanha do governador Flavio Dino confirmado em seu ato de posse. “Aqui vemos o sonho do ‘Mais IDH’ começando a se tornar realidade”, afirmou o prefeito de Lagoa Grande do Maranhão.



Durante os 12 dias de mutirão, que começou na ultima sexta-feira (9) e segue até a próxima sexta-feira (20), estão sendo disponibilizados, gratuitamente, serviços de emissão de carteira de identidade, cadastro de pessoa física e carteira de trabalho, alistamento militar, consultas médicas, preventivos ginecológicos, vacinação, exames rápidos, distribuição de remédios e palestra sobre saúde bucal com distribuição de escovas de dente e aplicação de flúor.



A estudante Daiana Alves, 27 anos, aproveitou a oportunidade para fazer consultas médicas e receber remédios. “Não é todo dia que a gente pode fazer essas coisas aqui, então temos que aproveitar. É muito gratificante”, destacou.



Quem também aproveitou o mutirão foi a dona de casa Anaclete da Silva, 28 anos. Ela foi em busca de vacina para os filhos, já que não costuma encontrar no posto de saúde do município. “Aqui até tem posto de saúde, mas nunca tem vacina quando a gente precisa. Essa ação trouxe muita coisa boa para nós todos”, relatou.



A ação deu esperança de dias melhores para a dona de casa, que acredita que a vida será melhor a partir de agora. “Estamos vendo que o governo está mais perto da gente agora. Espero que a nossa vida melhore muito a partir de agora e que ações como esta aconteçam muito mais vezes por aqui”, declarou.



Em Lagoa Grande do Maranhão, apenas 35,51 % da população mora em domicílios com banheiro e água encanada. Durante o mutirão também estão sendo trabalhadas campanhas educativas e orientações na área da saúde. Aos 13 anos, a estudante Janaína de Paula Branco ouviu pela primeira vez orientações sobre saúde bucal. “Muitas pessoas não sabem cuidar da boca e eles estavam ensinando. Gostei muito de aprender a higienizar da maneira certa”, afirmou.




Nenhum comentário:

comentarios facebook

GANHE DINHEIRO COM REVENDAS

Designed By Published... Blogger Templates