Novas Notícias

Pages

13 de mar. de 2015

Caema realizará IX Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as questões voltadas para o controle, educação e preservação dos aquíferos superficiais e subterrâneos, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realizará, a partir desta quarta-feira (18) e até a sexta-feira (20), a IX Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces. Com o tema ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Companhia espera envolver e sensibilizar a população quanto à valorização dos recursos hídricos no Maranhão.

A cerimônia oficial de abertura do evento ocorrerá na sede da Companhia, às 14h30, na quarta-feira, com apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal de São Luís. Em seguida, será lançado o ‘Programa de Combate a Perdas’, um instrumento elaborado com metas e subprogramas para serem aplicados e alcançados, com objetivo principal de diminuir as perdas de água ao longo do processo de abastecimento da população.

“Com o aproveitamento desse programa amplo, com diversas ações por parte da Caema, esperamos reduzir, consideravelmente, as perdas de água produzida em nossos sistemas. Hoje esse percentual de perdas chega a 60% e, para melhorar o abastecimento, temos que eliminar o desperdício. Entre as diversas ações, destaco a instalação de 130 mil hidrômetros em São Luís”, disse Davi Telles, diretor presidente da Caema.


Telles acrescentou que a Caema investirá em ações educativas para uso consciente e racional da água, envolvendo as crianças e os jovens em torno de um sentimento de preservação dos recursos hídricos, retomando o sentimento de que a Caema é um patrimônio do povo do Maranhão, e que passa por um processo amplo de reestruturação determinado pelo governador Flávio Dino. Para o diretor-presidente, o consumo consciente é o primeiro passo para acabar com a intermitência no fornecimento de água e combater as perdas.



Durante toda a Semana, a Companhia vai promover debates sobre as principais temáticas à preservação das águas doces, destacando as potencialidades e os desafios com o aumento da procura, necessidades de acesso e disponibilização desse recurso cada vez mais escasso no planeta.



Como parte da programação será realizada uma visita à Estação de Tratamento do Sistema Produtor Italuís, com um abraço simbólico na represa do Batatã, além de uma palestra no Centro Educacional Professora Joana Batista Santos Silva, localizado no bairro Camboa. As inscrições para a visita ao Sistema Italuís poderão ser feitas até quarta-feira (18) pelo email educacaoambiental@caema.ma.gov.br. O evento será realizado também nos municípios de Chapadinha, Tutóia e Pinheiro.



Parceiros do evento



A IX Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces será promovida em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Estadual do Maranhão (Uema); CPU Parque do Bom Menino; Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur); as Secretarias Municipais de Saúde (Semus), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Segurança com Cidadania (Semusc); Grupo de Proteção Ambiental (GPA); Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão (BPA/MA); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea); Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA); Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp); as Secretarias de Estado de Infraestrutura (Sinfra), de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), da Juventude (Seejuv) e de Saúde (SES); Associação dos Geólogos do Maranhão (Agema); Serviço Social do Comércio (Sesc); Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (Stiu/MA) e Defesa Civil.



PROGRAMAÇÃO



DIA 18

Cerimônia de Abertura – Local: Caema (Sede)

14h30 - Apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal de São Luís;

15h às 15h30 - Solenidade de Abertura;

15h30h às 16h - Lançamento do Programa de Combate às Perdas de Água - Davi de Araujo Telles - Presidente da Caema;

16h às 17h - Atividade Cultural;

17h – Coquetel.

Dia 19 - Visita a Estação de Tratamento do Italuís

Inscrição para a visita: até dia 18.

Email: educacaoambiental@caema.ma.gov.br

Saída: 8h - Pátio da Caema (Sede)

Retorno: 12h - Italuis (Bacabeira)



Palestra em Chapadinha

Tema: Água e desenvolvimento sustentável

Local: Unidade Integrada Amélia Mendes Ferreira

Turno: Matutino

Palestrante: Edson Fernandes da Silva



Palestra em Tutóia

Tema: Preservação do meio ambiente

Local: Escola Monsenhor Hélio L. Maranhão

Turno: Matutino

Palestrante: Maxuel Rodrigues Pinto



Palestra em Pinheiro

Tema: Água e desenvolvimento sustentável

Local: Escola José de Arimatéia Nunes

Turno: Vespertino

Palestrante: Vanessa Raquel Martins Campos



DIA 19

Palestras

Local - Auditório da Caema (Sede), 14h30 às 15h15

Tema: Sustentabilidade Hídrica da Ilha do Maranhão

Palestrante: Profª Drª Ediléia Dutra Pereira – Ufma

- Horário: 15h20 às 16h05

Tema: Estudo hidrogeológico e Definição da Captação subterrânea do município de Primeira Cruz

Palestrante: Geólogo Afonso Arraes Braunna

- Horário: 16h10 às 16h55

Tema: Mudanças Climáticas x Recursos Hídricos

Palestrante: Prof. Mestre Carlos Marcio de Aquino Eloi – Uema

Local - Centro Educacional Profª Joana Batista Santos Silva (Camboa)

Tema: Prevenção do Aedes aegypti e distribuição de material educativo e exposição do laboratório entomológico-Equipe da Vigilância Epidemiológica/Semus/SVES

Turnos: Matutino, Vespertino e Noturno

Coordenação: Projeto de Trabalho Social – PTS UGP/Social Caema



DIA 20  

Abraço simbólico na represa do Batatã

Horário: 8h30 às 10h30h

Programação Regional




Nenhum comentário:

comentarios facebook

GANHE DINHEIRO COM REVENDAS

Designed By Published... Blogger Templates