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13 de mar de 2015

Estado vai Melhorar serviços nos terminais Ponta da Espera e Cujupe

Estado discute estratégias para melhorar serviços nos terminais Ponta da Espera e Cujupe

Representantes do Ministério Público do Maranhão (MP) e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) reuniram-se, na manhã desta sexta-feira (13), com a equipe da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) para discutir o plano de ação que prevê melhorias nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe. O encontro marcou o fortalecimento da parceria entre os três entes, com foco no estabelecimento de um padrão de qualidade no embarque, desembarque e atracagem de embarcações nos dois terminais.

Firmar parceria com todos os entes responsáveis em cada ação já se tornou uma marca do governo Flávio Dino, com o objetivo claro de realizar as obras de forma transparente, com esforço conjunto e divisão de responsabilidades. Desse modo, a presença do Ministério Público, como ouvidor da população, e da MOB, no papel de reguladora do sistema, é um reforço para que os projetos se concretizem. “Melhorar o sistema de transporte na Ponta da Espera e no Cujupe é prioridade do governo e agora é para valer, pois o nosso interesse é o interesse público”, afirmou o presidente da Emap, Ted Lago.





Como empresa administradora dos terminais, a Emap apresentou aos promotores um plano que prevê obras de infraestrutura, com novo fluxo de passageiros e veículos. Em contrapartida, solicitou do Ministério Público o compromisso de acompanhar as ações e cobrar das operadoras o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 15 de dezembro. A nova gestão da empresa foi iniciada em janeiro de 2015, com portas abertas para o MP acessar informações e acompanhar de perto os trabalhos.



Logo após o carnaval, período de maior fluxo de usuários nos terminais, a Emap apresentou à promotora Lítia Cavalcante, da 2ª Promotoria de Defesa do Consumidor de São Luís, os resultados do plano emergencial posto em prática naquele período. “Obtivemos algumas respostas positivas nesse curto espaço de tempo, mas o desafio é grande para transformar uma situação que está aí há anos”, disse Lago.



Na reunião desta sexta-feira (13), esses mesmos resultados foram apresentados ao grupo de 12 promotores que participou do encontro, seguido do plano para o feriado da Semana Santa, quando os terminais voltam a operar acima da média normal. “Para esse período, com base na observação do ocorrido no carnaval, fizemos algumas alterações de fluxo para garantir segurança e minimizar o desconforto do usuário em situação de superlotação”, afirmou o gerente de Terminais Externos da Emap, Glauco Vaz.



Após a reunião, o grupo visitou a área primária do Porto do Itaqui. Participaram da reunião o corregedor-geral do MP/MA, Suvamy Vivekananda Meireles, os promotores Lítia Cavalcante (Defesa do Consumidor) Tarcísio Bonfim (respondendo pela Promotoria Especializada de Fundações da Capital e vice-presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão - Ampem), Emmanuel Soares (Santa Helena, integra Assessoria Especial da PGJ), Cláudio Alencar (promotor de Substituição Plena de São Luís e assessor da Corregedoria Geral do MPMA), André Charles Alcântara Martins (Maracaçumé - acumula Santa Helena e Carutapera), Alessandra Darub Alves (Bacuri e acumula 1ª Promotoria de Pinheiro), Rita de Cássia Pereira Sousa (Bequimão e acumula 2ª Promotoria de Pinheiro), Raimundo Nonato Leite Filho (Alcântara), Francisco de Assis Silva Filho (Cururupu), Laura Amélia Barbosa (Governador Nunes Freire) e Peterson Armando Azevedo de Abreu (Olinda Nova), além do presidente da MOB, José Arthur Cabral.




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