Novas Notícias

Pages

18 de ago de 2014

PRIMEIRO CURSO DE CURADORIA DE ARTE E MUSEOLOGIA DE SÃO LUÍS

A Bureau Cultural, empresa de produção de eventos, de formação e qualificação profissional em arte e cultura, através da parceria com a Associação Cultural e Artística Oswaldo Goeldi (Taubaté-SP)  realizará no período de 22 a 26  de setembro o primeiro Curso de Museologia e Curadoria de Arte em São Luís.

O curso, com carga horária de 40 horas,  tem como objetivo capacitar e formar  profissionais que atuam ou desejam atuar em instituições culturais públicas e privadas, oferecendo uma visão global do mercado e conhecimento preciso e técnico das diferentes áreas de atuação. Sua preocupação central será fornecer aos alunos tanto aspectos teóricos quanto a participação em vivências museológicas e curatoriais. Serão estimulados a participar de ações que envolvem a mediação cultural institucional em relação às artes visuais.

As aulas se dividem em dois módulos, abordando conteúdos como:  História da Museologia; Museologia e Memória ; Definição de Bem Cultural; Conservação de bens Materiais e Imateriais; Documentação Museológica; Tombamento; O que é Curadoria; Montagem, Design Expositivo e Gestão de Projetos; Feiras de Artes; Exposições Independentes; Intervenções Urbanas; Gerenciamento: projeto, profissionais, instituição e planilha de custos,entre outros. Durante o curso, haverá ainda um estudo de caso sobre o  Projeto Goeldi além de uma visita técnica a um espaço museológico da cidade. É importante enfatizar que o mercado das artes visuais está em ascendência no estado, e a preservação da memória é alvo de um olhar mais atento nos dias atuais, portanto  é essencial a capacitação de novos profissionais, bem como a atualização e requalificação dos que já atuam  profissionalmente nos espaços artísticos e museológicos do Maranhão .

A realização do curso marca o início das comemorações dos 120 anos de nascimento de um dos maiores artistas plásticos brasileiros ,Oswaldo Goeldi, que serão comemorados em 2015. Sobre os docentes: Lani  Goeldi, sobrinha neta do artista e presidente da Associação Cultural  e Artística Oswaldo Goeldi, é também Artista Plástica, Curadora de Arte e Gestora Cultural ;  Paulo Leonel Gomes Vergolino, é Museólogo e Produtor Independente.
Postar um comentário

comentarios facebook

GANHE DINHEIRO COM REVENDAS

Designed By Published... Blogger Templates