Novas Notícias

Pages

29 de ago. de 2014

[Paço do Lumiar] Semana da Pessoa com Deficiência

Semana da Pessoa com Deficiência é encerrada em Paço do Lumiar

Cláudio Dusik, psicólogo com atrofia muscular foi um dos destaques da programação.



O psicólogo Cláudio Dusik ministrou, no encerramento da 2ª Semana da Pessoa  Deficiência, a palestra “Comunicar para Incluir”, durante o Chá Literário promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Atendimento Educacional Especializado – DAEE, para gestores, professores de escolas adaptadas com salas de recursos, autoridades municipais e convidados.

Durante a palestra, Dusik, que tem atrofia muscular espinhal (AME), doença que deforma o corpo e impede os movimentos, além de contar a sua trajetória de vida e superação, apresentou o Mousekey, programa desenvolvido por ele, que auxilia pessoas com a mesma patologia a escreverem. “Para cada desafio, eu encontrava na tecnologia algum recurso de superação. Eu aprendi o que significa superação e que ela depende de mim e não do tamanho dos obstáculos”, observou Cláudio.

O Mousekey possui todas as teclas do teclado, com sílabas, conjugação verbal pronta, pontuações, caracteres especiais, pronomes. O programa virou tema de sua dissertação de mestrado. Com as aprimorações que Cláudio fez no novo programa, pessoas com deficiências maiores ainda que a dele podem escrever a partir de um simples movimento de um olho, de um dedo.

A secretária Municipal de Educação, Ana Paula Pires ressaltou a importância da Semana para todos que fazem a educação pública do município.

A Semana da Pessoa com Deficiência teve início teve início no dia 21 de agosto, com uma programação voltada para palestras de inclusão social, exposição de experiências de convidados especiais, como o coordenador e diretor do Departamento de Acessibilidade do Município de Lauro de Freitas, Bahia, Vanderlino Souza, apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais, visitas às salas de recursos das UEB, e participações especiais de pedagogos em educação especial.

Nenhum comentário:

comentarios facebook

GANHE DINHEIRO COM REVENDAS

Designed By Published... Blogger Templates