Novas Notícias

Pages

21 de ago. de 2014

[Paço do Lumiar] Palestras

Paço do Lumiar realiza 2ª Semana da Pessoa com Deficiência 

A abertura da Semana acontece nesta quinta-feira, 21, com culto em ação de Graças, na Igreja Batista Nova Vida, Bairro Maiobão, às 8h30, e na sexta, 22, iniciam as palestras e mesas redondas. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação e acontecerá no Instituto de Ensino Superior Franciscano - Iesf, no Maiobão, e nas unidades de ensino adaptadas com salas de recursos.

 “Acessibilidade: O desafio de Incluir” será o primeiro tema discutido. Participam da programação do dia, a Coordenadora da Divisão de Atendimento Educacional Especializado da Semed, Rosane Ferreira, a coordenadora do Coletivo de Mulheres do Maranhão, Leninha Monteiro, e do Coordenador do setor de acessibilidade do estado da Bahia, Vanderlino Souza.

Ainda como atividades alusivas ao tema, acontecerá no dia 26, às 16h, o Chá Literário, “Comunicar para Incluir”, que contará com a participação especial do professor Doutor Cláudio Dusik, de Porto Alegre. Dusik é bacharel em Psicologia com duas especializações na área, mestre em educação e doutor. Ele tem atrofia muscular espinhal (AME) que deforma o corpo e impede os movimentos. Devido essas dificuldades e a necessidade de continuar estudando, desenvolveu um teclado virtual, Mousekey, que permite a seleção de letras e sílabas na tela, a partir de cliques no mouse. Hoje, Dusik consegue mexer, muito pouco, apenas a cabeça e a mão esquerda.

Segundo a secretária de Educação do município, Ana Paula Pires, o objetivo “é conscientizar e sensibilizar a população sobre a rotina, necessidades e dificuldades de quem é deficiente, para juntos decidir soluções e garantir a inclusão”.

No dia 27, pela manhã, acontecerá uma visitação às Salas de Recursos Multifuncionais na UEB Paranã, UEB José Carlos Costa Pereira, UI Poeta Gonçalves Dias – CAIC e UEB José Maria Ramos. Essas salas são dotadas com materiais diferenciados e profissionais preparados especificamente para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais dos educandos.

No último dia de atividades, 28, será realizada a avaliação da Semana.

Acompanhe a programação

21/08/2014 Quinta-feira – Abertura da Semana

Atividade – Culto em ação de graças. Local: Igreja Batista Nova Vida –Rua 92, esquina com a rua 17 quadra das religiões, sem número. Bairro Maiobão.
Horário: 08:30 às 11:30
22/08/2014 Sexta-feira
Palestra – Acessibilidade: O desafio de Incluir.
Local: IESF
Horário: 8:00 às 12:00.
26/08/2014 – Terça-feira
Atividade - Chá Literário: “Comunicar para Incluir” com participação especial do Professor Doutor Cláudio Dusik – Porto Alegre
Local: IESF
Horário: 16:00 às 18:00
27/08/2014 – Quarta-feira
Atividade: Visitação nas Salas de Recursos Multifuncionais.
Local: UEB Paranã, UEB José Carlos Costa
Pereira, UI Poeta Gonçalves Dias – CAIC e UEB José Maria Ramos.
Horário: 08:30 às 11:30; 13:30 às 17:00.

Nenhum comentário:

comentarios facebook

GANHE DINHEIRO COM REVENDAS

Designed By Published... Blogger Templates