Novas Notícias

Pages

16 de set. de 2014

Cidadania#Paço do Lumiar lições de cidadania com Turma da Mônica

Crianças de Paço do Lumiar aprendem lições de cidadania com a Turma da Mônica

O Projeto “Um por todos e todos por um”, do Instituto Maurício de Sousa, ensina de forma lúdica lições de ética e cidadania para crianças de escolas do município

Foi lançado nesta segunda-feira, 15, em Paço do Lumiar, o Projeto “Um por todos e todos por um: pela ética e cidadania”, da Corregedoria Geral da União - CGU, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Paço do Lumiar é a segunda cidade no Maranhão a ser contemplada com o projeto, que tem a intenção de desenvolver uma cultura ética entre crianças e jovens, por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, bem como promover a interação entre a escola e a comunidade. O projeto irá contemplar 17 escolas municipais, e contará com a participação de 40 professores e 1.126 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental de séries iniciais, Karoline Baltazar o objetivo é formar cidadãos. “É um projeto que tem como principal objetivo trabalhar a ética e a cidadania dentro da escola, formando cidadãos”. Karoline acrescentou que esses princípios e valores, essenciais para a formação da criança, serão repassados de forma lúdica e que temas importantes serão debatidos ao longo do ano. “O projeto será trabalhado até o final do ano letivo e vai abordar temas como, o voto consciente, corrupção e respeito”.

“Um por todos e todos por um” será desenvolvido em etapas. Começou com a escolha das escolas, segue com entrega de material, terá o momento de capacitação dos gestores (capacitação por um sistema online), aplicação do material didático e monitoramento e avaliação.

O material didático é composto por um caderno do aluno, manual do professor, revistas de atividades (com acha-palavras, cruzadinhas e outros), além de cartazes. Este kit que dá suporte ao projeto, elaborado pelo Instituto Maurício de Sousa, leva em conta características dos personagens: O pragmatismo da Mônica, a criatividade do Cebolinha, a genuína disposição do Cascão, a solidariedade da Magali e a carismática presença de tantos outros personagens, que podem ajudar as crianças a edificarem seus modelos de virtudes.

Nenhum comentário:

comentarios facebook

GANHE DINHEIRO COM REVENDAS

Designed By Published... Blogger Templates