Novas Notícias

Pages

21 de set. de 2014

Alcântara#Seminário Nacional sobre políticas de saúde integral


Alcântara sediará seminário nacional sobre políticas de saúde integral






          Representantes do Ministério da Saúde (SGEP/SVS) e gestores da Prefeitura de Alcântara, Governo do Maranhão, Conaq, Conasems e Base Aérea de Alcântara definirão nesta semana as novas estratégias e ações para avançar na implantação das políticas nacionais de saúde integral da população negra e do campo, da floresta e das águas às comunidades remanescentes de quilombos na região Nordeste. O evento terá entrada gratuita.

            As autoridades de saúde pública, lideranças comunitárias e quilombolas estarão reunidas durante o Seminário de Promoção da Saúde, Integralidade da Atenção e Práticas de Cuidado nas Comunidades Remanescentes de Quilombos e o Controle Social, que será aberto pelo Prefeito Domingos Araken nesta quarta-feira, 24, às 14h, no Salão Nobre da Igreja do Carmo, Centro histórico de Alcântara (MA). O seminário acontecerá até o próximo sábado, 27.

            Organizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/DAGEP) e o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, o seminário conta com a parceria da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Conaq, Conasems e Prefeitura de Alcântara. Após a abertura acontecerá às 15h a apresentação das metodologias, objetivos, metas e dinâmicas de participação do seminário.

            A apresentação técnica dos trabalhos será feita pelos representantes do Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP), Déo Costa, e Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), Damiana Neto, e pela representante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Maria Moro. Logo após, das 15h30 às 16h45, será debatido o tema controle social e as políticas de promoção da equidade.

             O coordenador da mesa será o representante da Conaq, Denilton Rodrigues. Em seguida serão discutidos os avanços com os planos estaduais do PBQ, impacto das obras de grandes empreendimentos na saúde das comunidades quilombolas, estratégias para avançar nas políticas de saúde para comunidades quilombolas e em seguida aberto para debate entre os participantes do Dagep, Kátia Souto, e da Seppir, Conaq e Conasems.

            O prefeito Domingos Araken informa que o seminário visa ainda dialogar com as lideranças, gestores e trabalhadores sobre as demandas de saúde das comunidades quilombolas do Nordeste e discutir sobre o modo de fazer saúde nos quilombos. “Serão propostas ações de promoção da equidade em saúde, prevenção das DST/AIDS e hepatites virais e à redução de situações de vulnerabilidade da população quilombola”, disse Araken.

            Segundo Dia - Na quinta-feira, 25, a programação terá início às 8h30, com mesa redonda coordenada pelo representante da Conaq. O tema “Acesso das Comunidades Quilombolas às Ações e Serviços de Saúde” terá como provocador, Rui Leandro. Participarão o secretário de Saúde de Alcântara e os gestores da Saúde da Mulher, Luciana Fonseca; da Saúde do Homem, Juliana Coutinho; Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Enia; Sangue e Hemoderivados, Ana Margareth e Hepatites Virais, Joana.
Atenção:

Nenhum comentário:

comentarios facebook

GANHE DINHEIRO COM REVENDAS

Designed By Published... Blogger Templates